terça-feira, 17 de novembro de 2009

Audi Sport Quattro - Revell

Já tenho este modelo há algum tempo mas estava mais destinado a ficar na prateleira porque tal como vem de origem e sem o iman é um carro com o qual não se consegue andar minimamente.
Então o meu pai depois de ter visto alguns artigos na internet sobre algumas modificações que lhe faziam resolveu tentar fazer o mesmo para ver se resultavam.
Primeira coisa pensada foi pô-lo com tracção às quatro rodas tal como ele era na realidade e para isso foram usadas umas poleias da Ninco para eixos 3/32'', o unico problema foi arranjar uma correia para a transmissão porque a distancia entre eixos é muito curta o que valeu foram umas correias antigas de uns leitores de video que o meu avô lá tinha. Para usar as polis foram usados eixos 3/32'' à frente e atrás, jantes de aperto atrás para se usar pneus mais largos atrás com os centros feitos a partir das rodas originais. À frente continuou-se a usar as rodas de origem com uma delas cortada para se colocar a poleia e usou-se pneus com perfil mais baixo.
Outro problema é a posição do patilhão de origem muito recuado e muito subido em relação às rodas o que fazia com que o carro se apoiasse nas rodas nas curvas fazendo o patilhão sair da calha. Foi feito então um novo suporte para o patilhão em Evergreen para o colocar mais à frente e mais baixo.
Outra coisa que provocava o mau comportamento do carro em curva é a sua altura e para resolver isso, e para além de se usar pneus mais baixos, foram desbastados os encaixes da fixação da carroçaria no chassis o que melhorou a basculação e foi retirado 1mm aos postes de fixação da carroçaria para a rebaixar.
A nivel estético também foi feito um pequeno spoiler inferior na frente do carro, colado ao chassis, para lhe tirar aquele aspecto que tinha em que parece que lhe faltava qualquer coisa.
Nas fotos seguintes pode-se ver as diferenças entre um modificado e um original.
Do lado esquerdo o modelo modificado (o meu) e do lado direito o modelo original (do meu amigo Marco e pronto a ser alterado também)





Como resultado final tem-se uma diferença como da noite para o dia.
Antes tinha-se um carro que não curvava e agora tem-se um carro que entra bem nas curvas e só tem de se continuar a ter cuidado a curvar porque a transição entre a derrapagem e o tombar do carro é muito brusca talvez devido à pequena distancia entre eixos.
O motor de origem tem força mais que suficiente para aguentar a tracção total e nas rectas continua a ser muito rápido.
Com a tracção total e devido ao atrito da correia o carro trava muito, passa da velocidade máxima para o parado em cerca de 20cm apenas.
Com tracção só na traseira tem um comportamento muito melhor, nas rectas é um missil entra bem melhor nas curvas e só tem mesmo que se ter atenção ao tombar e por isso não se pode usar pneus traseiros com muita aderência tem de ser uns que escorreguem um bocadinho.
Em resumo tinha um carro que só servia para exposição e agora tenho um carro que já anda.
:)

4 comentários:

Morgado disse...

Excelentes dicas!

Adquiri um á pouco tempo, e de facto as performances eram desanimadoras quando tirado da caixa. Digamos que a relação real/modelo era... da noite para o dia.

Excelente trabalho, parabens!

M&M disse...

Sem dúvida, agora sim, já faz parecer o verdadeiro Audi. Grande mestre esperamos ansiosamente por novas preparações.

Mota disse...

Belo artigo de como melhorar uma máquina que à partida, só para a estante.

Parabéns

EDUARDO JORGE disse...

É o que se chama um verdadeiro departamento de "aperfeiçoamento" dos slots, dado que ~este é mais um de muitos que o amigo já transformou.
Muitos parabéns mesmo