segunda-feira, 25 de janeiro de 2016

Mini Cooper - MRRC - Carroçaria

Durante o fim de semana foram construidas as abas dos guarda-lamas. Para isso foram recortadas as partes interiores dos guarda-lamas do chassis do kit original que depois foram coladas no exterior da carroçaria.

 
Depois de devidamente coladas, as abas foram recortadas à medida e deu-se um pouco de betume nalgumas zonas onde havia imperfeições. Também foram adicionados alguns pormenores na traseira do chassis de modo a disfarçar a chapa de latão que ficava à vista.

Enquanto se esperava que as colas e betumes secassem melhor, começou-se a construir um interior para o modelo. Aproveitou-se o tablier original do kit que foi colado a uma bandeja de plastico onde foi colocado parte das costas de um assento. Foi construido também um arco de segurança e como não podia faltar foi colocado um piloto fabricado em resina.


Já falta pouco para se passar à pintura mas resta decidir qual será a cor.

Isso é que está dificil....

;)

sexta-feira, 22 de janeiro de 2016

Mini Cooper - MRRC - Suportes

Já foi solucionada a questão dos suportes para a carroçaria. Soldaram-se duas pequenas chapas nas varetas laterais do chassis para servir de suporte e apoio da carroçaria.



Na carroçaria foram colocados lateralmente dois pequenos blocos de plástico para apoiar a carroçaria ao chassis e tudo fica fixo com dois pequenos parafusos.



Agora falta fabricar as abas para os guarda-lamas, o interior da carroçaria e mais alguns retoques para depois se poder passar à pintura. De qualquer maneira já está em condições para ser testado.


Vamos ver como corre.... 



;)

quarta-feira, 20 de janeiro de 2016

Mini Cooper - MRRC - Chassis

Depois de pensar muito na questão do material a usar no chassis decidiu-se optar por fabricá-lo em latão. Foi escolhido este material porque para o tamanho e espaço disponivel em redor do suporte do motor o latão é um material mais rigido e mais resistente que o plástico.

Bastaram duas placas pequenas de latão ligadas com duas varetas de 1.5mm, um tubo para colocar o eixo frontal, soldou-se tudo e temos um mini-chassis.

 
Fez-se a furação para fixar o suporte do motor e o resultado do conjunto é este...


Depois de colocado provisoriamente na carroçaria já dá para ter uma ideia do aspecto final do modelo faltando ainda fabricar as abas para os guarda-lamas para cobrir as rodas.


Agora falta solucionar o modo como fixar o chassis à carroçaria e fabricar um interior para a carroçaria.

Pouco a pouco vai nascendo mais um modelo diferente para a minha colecção... 

;)

segunda-feira, 18 de janeiro de 2016

Mini Cooper - MRRC - Slot Car

Tal como tinha referido no post anterior aqui está o próximo projecto do modelo de um Mini Cooper e o continuar do fascinio do meu pai em construir modelos pequenos.

O modelo apresentado é do kit de um modelo estático fabricado pela MRRC e que é uma cópia do kit da Airfix dos anos 60. O objectivo deste projecto é construir um modelo de um Mini que seja competitivo face a outros modelos da mesma epoca e da mesma classe contra os quais o Mini é inferior muito devido às suas pequenas dimensões e pouco peso.


Para conseguir tal objectivo o meu pai decidiu que se devia usar como base um suporte de motor em linha da Slot.It e um motor tipo Boxer de maneira a que o modelo tivesse um centro de gravidade o mais baixo possivel e um peso identico a outros modelos. 


Um dos problemas que surgiu logo à partida foi a questão das rodas a utilizar neste modelo e optou-se pelas rodas utilizadas na frente nos Ferrari 312PB da Slot.It mas logo aí verificou-se que não se podia usar as fabricadas em aluminio devido à largura total com que ficaria o chassis face à carroçaria e para tal escolheu-se antes as versões de plástico às quais foi retirado o resalto interior para que se pudesse reduzir ao máximo a largura total.


O resultado é um chassis com poucos milimetros a mais que a carroçaria mas que serão compensados com umas abas para os guarda-lamas que podem ser fabricadas a partir das cavas das rodas do chassis do kit e que eram usadas em practicamente todos os Mini's reais de competição.



Agora falta decidir como fazer o restante chassis e que material usar, plástico ou latão....

A seguir nos próximos capitulos... ;)



terça-feira, 12 de janeiro de 2016

Commer BF Van

Estou de volta em 2016 e a frase com que começo o ano é "A pressa é a inimiga da perfeição !"

A pressa foi muita para acabar este modelo porque começaram mais uma vez obras de remodelação cá em casa para renovar e modificar a casa de banho do quarto dos meus pais que mais parece uma zona de guerra agora.


Quanto à Commer BF está practicamente acabada faltando só colocar os espelhos retrovisores exteriores. Foi decorada com decalques feitos cá em casa mas infelizmente não ficaram com a qualidade esperada como é hábito dos feitos nas impressoras do escritorio do meu pai. Apesar disto tudo o visual final é este.




Quanto ao interior foram colocados uns paineis laterais a imitar ripas de madeira, que infelizmente não consigo mostrar nas fotos, e os vários acessorios na zona de carga. O condutor foi pintado e colocado na sua posição pronto para as entregas.







Depois deste modelo, acabado um pouco às pressas segue-se o modelo de um Mini Cooper dos anos 60 fabricado a partir de um antigo kit da MRRC com o objectivo de o tornar o mais competitivo possivel para corridas de carros pequenos da classe até 1000cc.

No entanto isto só será possivel se os intervalos nas obras assim o permitirem....

;)