terça-feira, 28 de outubro de 2014

1949 Mercury - British Slot Bodies - Slot Car

Este modelo é o que está actualmente em fase de construção, é um Mercury de 1949 fabricado pela British Slot Bodies.

A British Slot Bodies, tal como o seu nome indica, vende somente as carroçarias com alguns acessórios, no caso deste modelo nem sequer inclui o interior nem especifica qual o chassis a utilizar e o que vem na caixa quando se compra é o que se pode ver na foto.



A ideia inicial era a de usar um chassis da Penelope Pitlane para motores tipo NC-5 mas tal foi impossivel devido às dimensões do modelo que é realmente grande. Ainda se tentou também utilizar um chassis PCS-32 mas também veio a revelar-se impossivel devido à distancia entre eixos do modelo.

Enquanto se tentava arranjar outra solução encontrou-se um velho chassis da Ninco que com alguns retoques de corte e costura conseguiu-se adaptar ao modelo. Teve que ser refeita a fixação para o eixo frontal e reposicionado no chassis para além de outras adaptações usando o material que foi cortado de outras partes do chassis e por fim o resultado é o que se vê nas fotos...



Em seguida falta arranjar um interior e passar para a pintura e decoração, algo que ainda vai demorar algum tempo visto que os decalques previstos para ele foram perdidos pelos correios portugueses que entregaram o pacote registado onde vinham numa outra morada qualquer.

Seja como for os trabalhos continuam.....

segunda-feira, 27 de outubro de 2014

Triumph Spitfire MkI - Pendle Slot Resin Bodies - Slot Car

Continuando a minha colecção de clássicos ingleses hoje mostro-vos o meu Triumph Spitfire MkI fabricado pela Pendle Slot Bodies.

O kit original de resina é composto pela carroçaria e chassis, e que tem a particularidade de na parte inferior da carroçaria ter moldada a parte superior do chassis, para além disso traz os acessórios em metal e a figura do piloto tal como se pode ver na foto.


Como a solução original de carroçaria/chassis tornavam o modelo muito alto em relação à pista e também porque visualmente ficava muito da parte inferior do chassis à vista, optou-se por usar mais uma vez um chassis da Penelope Pitlane para motores slim e para tal toda a parte inferior da carroçaria teve de ser desbastada com ajuda do Dremel.



Do que se pode ver nas fotos a unica alteração feita ao modelo foi a adição do tonneau para cobrir a parte aberta do habitaculo. Quanto aos conjuntos jantes/pneus não são ainda os definitivos.




e vai mais um para a colecção.....;)

sexta-feira, 24 de outubro de 2014

Chevron B6 - AA Bodies - Slot Car

Este modelo andou pela bancada do meu pai cerca de 2 anos até chegar à sua finalização após muitas desistências e recomeços. É um Chevron B6 fabricado em resina por uma firma inglesa chamada AA Bodies que tanto fabrica modelos em resina como em fibra de vidro.

Talvez tenha sido o modelo mais dificil que o meu pai tenha feito até hoje já que a qualidade do modelo é muito má, tal como se pode ver nas ultimas fotos, e era coisa que não se sabia quando se comprou pois a firma que os vende só publica fotos de modelos acabados.








Para além da dificuldade de retirar a enorme quantidade de resina do interior da carroçaria, de ter que se abrir as cavas das rodas e todas as aberturas da carroçaria, a dificuldade maior é mesmo a zona do habitaculo, já que o tejadilho e vidros são uma unica peça feita em lexan, que tem de ser cortada e ajustada à carroçaria. Esta é infelizmente a solução de fabricação para muitos modelos deste fabricante.
Para se conseguir ter um acabamento satisfatório tem que se terminar completamente o interior do habitaculo antes de se colar a peça de lexan, depois tem que se isolar os vidros para se poder betumar todas as zonas de junção, lixar tudo tendo em atenção as zonas dos vidros para só depois poder se passar à pintura. 

Resumindo....um trabalhão!!

Para além disso foi arranjar maneira de lhe instalar um chassis PCS32, umas rodas a condizer, decoração e alguns detalhes como espelhos, grelhas, escape, caixa de velocidades, etc., para lhe dar um visual melhor.

Uma coisa é certa deste fabricante não entram mais modelos na bancada do meu pai, o pior é que tem de acabar o outro que se vê nas fotos comprado na mesma altura e que é de um amigo nosso que tem esperado pacientemente por ele.

quinta-feira, 23 de outubro de 2014

MGC GT - George Turner Models - Slot car

Aqui está mais um modelo fabricado pela GTM, desta vez um MGC GT mas na versão alargada.

Tal como os outros modelos fabricados pela GTM este é mais um muito bem acabado em termos de resina e que por isso não requer muito trabalho. O kit como sempre é composto pela carroçaria, chassis, interior, vidros, piloto e decalques não incluindo nenhuma parte mecanica nem sequer os inserts para as jantes que terão de ser comprados à parte.





No caso deste modelo não foi usada a decoração que vinha no kit e as únicas alterações  feitas ao original foram a colocação de um pequeno spoiler frontal para esconder mais o patilhão e a adição de uma placa de latão por baixo do chassis original onde foi soldada uma nova fixação para o patilhão para o colocar o mais avançado possivel. No interior somente foi adicionado o arco de segurança.

A questão dos patilhões ficarem muito recuados nos chassis fabricados pelo George Turner, e que segundo parece tem sido alvo de algumas criticas, já foi solucionada pelo mesmo com a fabricação de umas novas peças em resina para se colocarem nos chassis para permitir posicionar os patilhões nos modelos o mais avançado possivel.

terça-feira, 21 de outubro de 2014

Sunbeam Rapier - Pendle Slot Car Bodies - Slot car

Este é outro modelo em resina vendido pela Pendle Slot e que também penso que seja uma cópia do kit em plastico da Airfix.

O modelo originalmente trazia os para-choques na carroçaria mas como a intenção era fazer um modelo de competição foram simplesmente retirados com a utilização de um x-acto pois estavam quase separados da carroçaria.

Para além dessa modificação outra que teve de ser feita foi ao nivel do chassis. Originalmente a Pendle vende o modelo como sendo feito para ser usado com um chassis da GOM, mas acontece que a distancia entre eixos da carroçaria é cerca de 5mm maior que a do chassis e para tal teve que se refazer os suportes para o eixo frontal colocando-os mais à frente no chassis. Por isso quem estiver interessado em comprar este modelo está avisado.





De resto foi só pintar, fabricar o arco de segurança para o interior, fazer uns fechos para o capot e mala e colocar um spoiler na frente para esconder mais o patilhão.

E vai mais um na colecção...... ;)

segunda-feira, 20 de outubro de 2014

Vauxhall Viva HA - Pendle Slot Car Bodies - Slot car

Hoje mostro-vos um modelo de um Vauxhall Viva HA fabricado em resina e vendido pela Pendle Slot, penso que este modelo seja uma cópia do kit da Airfix e que foi modificado para se montar um chassis PCS32.







A carroçaria deste modelo, como podem ver nas fotos, foi ligeiramente modificada pelo meu pai. A primeira modificação foi ao nivel das fixações do chassis para que se pudesse usar um chassis em metal da Penelope Pitlane e a segunda foi rebaixar ligeiramente a carroçaria, para tal as cavas das rodas foram refeitas com auxilio do "famoso" Dremel.
Tudo isto para que o modelo ficasse com um aspecto mais parecido com um carro de competição.

domingo, 19 de outubro de 2014

4 Horas do Estoril - European Le Mans Series

Hoje deixo-vos aqui algumas das minhas primeiras fotos de corridas tiradas hoje de manhã durante as sessões de qualificação para a prova das 4 Horas do Estoril do European Le Mans Series.

Espero que gostem...























sábado, 18 de outubro de 2014

Triumph Herald - Airfix - Slot Car

Este é outro dos kits da Airfix que comprei há pouco tempo, um Triumph Herald.

Tal como no caso do Jaguar Type E também foi utilizado um chassis da Penelope Pitlane, pelas mesmas razões, mas neste caso de um tipo diferente para usar um motor tipo s-can da mabuchi.





Como o kit da Airfix traz a representação do motor original do carro e permite que o capot seja amovivel, o meu pai decidiu incorporar esse pormenor no modelo de slot tendo feito dois fechos minusculos em arame para fechar o capot nas mesmas posições dos fechos originais e permitir assim que se possa usar o modelo para circular nas pistas e permitir a sua remoção para exposição.

A unica questão em falta foi mesmo as dobradiças para o capot mas após várias tentativas as mesmas foram postas de parte.




Como este há poucos....pelo menos cá por casa ;)