quarta-feira, 18 de novembro de 2009

Circuit Petite Bromley

Circuit Petite Bromley - uma das pistas mais bonitas que já vi e que para além do cenário incluia uma máquina de fumos para simular nevoeiro e um sistema de iluminação para simular todas as fases do dia desde o amanhecer ao pôr do sol, incluindo o luar.

Para dar uma ideia do seu tamanho a recta das boxes tinha cerca de 10 metros.

Esta pista que existia na Austrália infelizmente já não existe porque foi desmantelada depois do seu dono ter sido afectado pela crise actual e ver o seu negócio ir à falência e as instalações da sua empresa, onde a pista estava montada, terem sido tomadas por um banco.

Uma verdadeira tristeza..... :(



Vista Geral - 1


Vista Geral - 2


Vista Geral - 3


Vista Geral - 4


Vista Geral - 5


Vista Geral - 6


Recta da meta à noite


Recta da meta ao amanhecer


Nevoeiro matinal


Nevoeiro geral


Boxes antigas


Curva Shells


Paddock


Ponte Dunlop

terça-feira, 17 de novembro de 2009

Audi Sport Quattro - Revell

Já tenho este modelo há algum tempo mas estava mais destinado a ficar na prateleira porque tal como vem de origem e sem o iman é um carro com o qual não se consegue andar minimamente.
Então o meu pai depois de ter visto alguns artigos na internet sobre algumas modificações que lhe faziam resolveu tentar fazer o mesmo para ver se resultavam.
Primeira coisa pensada foi pô-lo com tracção às quatro rodas tal como ele era na realidade e para isso foram usadas umas poleias da Ninco para eixos 3/32'', o unico problema foi arranjar uma correia para a transmissão porque a distancia entre eixos é muito curta o que valeu foram umas correias antigas de uns leitores de video que o meu avô lá tinha. Para usar as polis foram usados eixos 3/32'' à frente e atrás, jantes de aperto atrás para se usar pneus mais largos atrás com os centros feitos a partir das rodas originais. À frente continuou-se a usar as rodas de origem com uma delas cortada para se colocar a poleia e usou-se pneus com perfil mais baixo.
Outro problema é a posição do patilhão de origem muito recuado e muito subido em relação às rodas o que fazia com que o carro se apoiasse nas rodas nas curvas fazendo o patilhão sair da calha. Foi feito então um novo suporte para o patilhão em Evergreen para o colocar mais à frente e mais baixo.
Outra coisa que provocava o mau comportamento do carro em curva é a sua altura e para resolver isso, e para além de se usar pneus mais baixos, foram desbastados os encaixes da fixação da carroçaria no chassis o que melhorou a basculação e foi retirado 1mm aos postes de fixação da carroçaria para a rebaixar.
A nivel estético também foi feito um pequeno spoiler inferior na frente do carro, colado ao chassis, para lhe tirar aquele aspecto que tinha em que parece que lhe faltava qualquer coisa.
Nas fotos seguintes pode-se ver as diferenças entre um modificado e um original.
Do lado esquerdo o modelo modificado (o meu) e do lado direito o modelo original (do meu amigo Marco e pronto a ser alterado também)





Como resultado final tem-se uma diferença como da noite para o dia.
Antes tinha-se um carro que não curvava e agora tem-se um carro que entra bem nas curvas e só tem de se continuar a ter cuidado a curvar porque a transição entre a derrapagem e o tombar do carro é muito brusca talvez devido à pequena distancia entre eixos.
O motor de origem tem força mais que suficiente para aguentar a tracção total e nas rectas continua a ser muito rápido.
Com a tracção total e devido ao atrito da correia o carro trava muito, passa da velocidade máxima para o parado em cerca de 20cm apenas.
Com tracção só na traseira tem um comportamento muito melhor, nas rectas é um missil entra bem melhor nas curvas e só tem mesmo que se ter atenção ao tombar e por isso não se pode usar pneus traseiros com muita aderência tem de ser uns que escorreguem um bocadinho.
Em resumo tinha um carro que só servia para exposição e agora tenho um carro que já anda.
:)

China Attack - Openslot - Teste

Como prometido o modelo da Openslot foi testado no passado fim de semana.
Para grande espanto não se portou nada mal, não se partiu, não se desmanchou e até a transmissão de plástico se aguentou, a única coisa que teve de ser mudada foram as patilhas porque as de origem eram tão duras que não deixavam a frente do carro assentar na pista o que o fazia sair em frente nas curvas.
Depois de mudadas o modelo comporta-se como outro qualquer, na pista de rallye da Diorama andou practicamente ao nivel de um Cordoba WRC da SCX, na pista grande é que se nota uma grande diferença na velocidade de ponta principalmente na recta mas no resto da pista não se nota tanta diferença.
Outra coisa que faz diferença e que realmente tem de ser mudada são os pneus de origem são muito duros e têm pouca aderência o que a somar ao pouco peso do modelo não ajuda o que faz com que todas as curvas sejam feitas em derrapagem.
Para um modelo que só custa 6.00€ e de uma marca com tão má reputação foi uma surpresa que com umas pequenas alterações e afinações se consiga pô-lo a andar assim e na realidade surpreendeu muita gente e são testemunhas os meus amigos Marco Moura, João Tavares e o Pedro Fernandes da Diorama que assitiram ao teste e até o experimentaram.
Em resumo afinal não é assim tão mau para uma coisa assim tão barata.
:)

quinta-feira, 12 de novembro de 2009

China Attack - Openslot

O meu pai e o nosso amigo Marco resolveram arriscar e decidiram comprar 2 modelos de slot da marca OPENSLOT fabricada na China e que se vendem muito baratos nas lojas da Poly, e ver até que ponto são bons ou maus.
No meu caso o carro escolhido foi uma réplica de um Subaru WRC embora nada o diga em lado nenhum e segundo diz na caixa é um modelo da 2ª geração.
Basicamente parece uma cópia de um Subaru da SCX tal como as calhas que se vendem desta marca baratissimas (0.99€) e também são cópias 100% compativeis com as SCX.
Visualmente não é mau de todo e até tem algum pormenor como o arco interior e os bonecos bem decorados. A carroçaria é feita numa peça única incluindo a asa e por isso não tem acessórios que se possam vir a perder ou partir.


No que toca a chassis temos uma mecanica 4x4 com um motor identico em dimensões a um NC-5 mas com 2 veios e bem fixo no chassis pois não roda nos encaixes, quanto a transmissões tem o que é normal 9x27 à frente e atrás. Tanto os veios das rodas como as jantes não aparentam estar empenados e rodam livremente sem prisões nem folgas excessivas. Tem umas chumaceiras estranhas em plastico de encaixe quadrado que têm como vantagem não rodar com o carro em andamento e por isso não ser necessário colá-las como em muitos outros carros de outras marcas. Uma das coisas más são os cabos do motor, são grossos mas o plastico é muito rijo o que não os deixa ser flexiveis, tal como as patilhas de contacto do patilhão que também são muito rijas. Quanto aos pneus são identicos aos da SCX de rallye mas parecem ser um pouco mais duros.


Originalmente o carro é montado com 5 parafusos, 2 à frente, 2 no meio e 1 atrás, e no seu conjunto total pesa 90g.
Depois de todo verificado e para pô-lo, pelo menos em teoria, ao nivel por exemplo de um SCX resolveu-se fazer algumas modificações.
Primeiro lixou-se todo o perimetro interior da carroçaria e o exterior do chassis e eliminou-se os 2 parafusos do meio do chassis para que o conjunto pudesse bascular, coisa que se conseguiu facilmente. Depois eliminou-se todas as partes de plástico que sobresaiam da parte de baixo do habitaculo e que eram desnecessárias ( e são muitas...) o que deixou tal como se vê na foto embaixo e reduziu-se o peso total para 83g.
Aparenta não ser mau de todo mas por um carro que custou cerca de 6.00€ não se pode exigir muito mais.
Agora falta testá-lo em pista coisa que será feita no próximo fim de semana. Depois direi como correu.
:)